top of page

Tratamento Endodôntico

Também conhecido como tratamento de canal, é o procedimento de remover a polpa dental, com objetivo de salvar o dente, preservando sua estrutura e função. 

Quando é preciso realizar o tratamento de canal?

Os principais motivos que levam um dente a precisar de tratamento endodôntico:

  • Fratura dentária;

  • Cáries profunda;

  • Trauma dentais ou facial

Os sintomas mais comuns são dores contínuas, latejantes e/ ou exacerbadas por frio ou quente, aparecimento de bolinhas ​na gengiva ou inchaço na gengiva ou até mesmo na face

Tratamento de canal dói?

Diferente do que muitos pensam, a dor só é ocasionada pela infecção, não pelo tratamento. O procedimento é indolor para muitos pacientes, uma vez que é aplicado uma anestesia no local.

O que pode vir a acontecer é um desconforto até 3 dias depois do tratamento, além de mais sensibilidade no local. Para evitar isso, o dentista pode indicar o uso de analgésicos e antiinflamatórios para aliviar a dor.

E, claro, se o desconforto persistir, sempre é bom voltar ao consultório do profissional para avaliar qual é o tratamento mais adequado. 

Quanto custa fazer um tratamento endodôntico?

Isso vai depender totalmente do nível do seu problema. Por mais que seja uma preocupação comum, o tratamento de canal é para  sua saúde e qualidade de vida. Por isso não hesite em realizar uma avaliação, quanto mais tempo demorar pior será a condição do dente.

O preço pode variar por muitos fatores: se são os dentes anteriores, os posteriores, tipo de obturação, qualidade do dente, preocupação do tratamento.

Por isso é muito importante manter visitas regulares ao dentista para evitar gastos maiores com este tipo de tratamento.

Tem algum cuidado após o tratamento de canal?

É importante sempre tomar a medicação indicada nos horários corretos e se alimentar com comidas líquidas e tomar bastante água. Evitar mastigar com o lado que foi realizado o procedimento entre as sessões e até que seja realizada a restauração definitiva, evitando assim fratura dental.

Por fim, vale a pena também reforçar que é preciso escovar os dentes diariamente, com ou sem o procedimento, para evitar a reinfecção do dente tratado ou a aparição de novos problemas que pedem o tratamento de canal.

bottom of page