top of page
Estética facial

Estética Orofacial

A estética orofacial é um tipo de serviço odontológico que busca harmonizar tudo que diz respeito à face, não somente a simetria e estética, mas as principais funções de toda a região facial e bucal.

       Sabemos que estar em harmonia com a nossa aparência faz parte da construção da autoestima. Afinal, é necessário que estejamos felizes e satisfeitos ao nos olharmos no espelho, não é mesmo?

      A odontologia estética e harmonização facial surgiram com a finalidade de facilitar esses processos, auxiliando em diversos problemas que podem ser verdadeiros incômodos, como dentes manchados, desgastes nos dentes, trincas, muita exposição da gengiva ao sorrir, falta de dentes e até mesmo formato do rosto ou volume dos lábios, rugas e  linhas de expressões

       Tanto a odontologia estética quanto a harmonização orofacial oferecem conjuntos de procedimentos com os quais o objetivo final é promover melhor qualidade de vida ao paciente. Além dos objetivos funcionais e dos benefícios à saúde bucal, esses processos ainda podem auxiliar no bem-estar psicológico de cada paciente.

Quais são os procedimentos mais comuns realizados no consultório?

- Clareamento dental: é um procedimento que pode ser realizado em consultório ou com o uso de moldeiras com produtos aplicados em casa, para deixar os dentes mais brancos e uniformes. Em ambos os casos, o processo é feito e orientado pelo dentista, que pode decidir com você a melhor opção.

O clareamento é duradouro se o paciente mantiver uma boa higienização bucal e evitar alimentos e bebidas que mancham os dentes, como café, chás, vinho, refrigerantes à base de cola, catchup, molho industrializado, beterraba etc.

- Lentes e facetas: são tipos diferentes de correções, porém ambas têm o mesmo objetivo: deixar o sorriso mais harmônico. Funcionam como novas “capas” para os dentes anteriores (incisivos e caninos), e dependendo do sorriso alguns posteriores (pré-molares) também podem precisar. A indicação depende de cada caso e de qual resultado o paciente está buscando. Porém, as queixas de quem procura esse tipo de tratamento são bem parecidas: insatisfação com o formato ou a cor dos dentes, diastemas (espaço entre os dentes) ou até mesmo trincas e manchas.

- Aplicação de toxina botulínica:  é feito para a correção de rugas ou marcas de expressão. Pode ser feito em rugas já presentes ou mesmo como forma de prevenção. Essa toxina paralisa temporariamente o músculo, impedindo que as marcas apareçam em nosso rosto. O tempo de durabilidade pode durar em média 6 meses, mas, depende de cada organismo e da região aplicada

- Preenchimento facial e labial: é utilizado para dar volume para algumas áreas do rosto. Entre os mais comuns, podemos destacar aumento do volume e definição dos lábios, aumento do queixo e modelagem do nariz para conferir um perfil mais harmônico, preenchimento da mandíbula, olheiras, maçãs do rosto e o famoso “bigode chinês”, queixa muito comum entre as mulheres.

O procedimento é simples e rápido, também feito no consultório e não é definitivo, uma vez que o ácido hialurônico é absorvido pelo nosso corpo. Porém, o tempo de absorção pode variar de uma pessoa para outra, pois depende de cada organismo.

- Lifting orofacial: utilizada para corrigir o sorriso assimétrico é o lifting orofacial. O dentista utiliza fios de sustentação, compostos de um material absorvível, que dão suporte aos tecidos da face. Os fios são passados por baixo da pele depois que a pessoa recebe uma anestesia local. É um procedimento rápido e minimamente invasivo, voltado para o rejuvenescimento do rosto, pois suaviza rugas, sulcos e melhora a flacidez. Ajuda também a redefinir o contorno da mandíbula, o formato das bochechas e a melhorar o aspecto do pescoço.

O lifting orofacial tem duração média de 18 a 24 meses.

bottom of page